sexta-feira, 7 de agosto de 2009

E AGORA MEU VELHO?


Aguardamos ansiosamente para ouvir o posicionamento do nosso "guardião da ética e da moral", Senador Pedro Simon, sobre as denúncias do MPF contra Yeda. Esperamos um discurso inflamado e contundente, pedindo o afastamento dela. Com certeza, em breve, a nossa "imparcial e isenta" mídia regional irá promover uma entrevista provocativa com o Senador abordando esse assunto. Ele terá a oportunidade de deblaterar contra essa imoralidade, provando que não é um político parlapatão.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PEC DA MUSICA

A Comissão Especial de Fonogramas e Videogramas Musicais aprovou no início da tarde desta quarta, na Câmara dos Deputados, parecer do relator José Otávio Germano (PP-RS) para projeto de lei que isenta de impostos a produção de CDs, DVDs e a comercialização de música. O texto agora vai ao plenário da Câmara e depois ao Senado, onde precisa ser aprovado por dois terços dos parlamentares.
O projeto é apoiado por artistas como Zezé Di Camargo & Luciano, Roberto Carlos, Sandra de Sá, Fagner, Leoni, Frejat e Francis Hime, e por gravadoras como Som Livre, Sony Music, EMI Music, Warner Music e Universal Music, além da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) e a Associação Brasileira de Musica Independente (ABMI). Na hora da votação, participavam do debate os artistas Gian e Giovani, Eduardo Araújo, Ivo Meirelles (presidente da Mangueira) e Jorge Versillo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DO BLOG DO JOSÉ OTÁVIO

" Com relação a entusiasmada entrevista dos membros do MPF, devo dizer:
1) Não é novidade no Rio Grande do Sul esse tipo de entrevista, parece até que virou modismo;
2) Não tinha dúvida que o exercício de secretário da Secretaria de Segurança e Justiça do RS, com resultados excepcionais no campo administrativo e eleitoral, provocaria descontentamentos e desconfortos;
3) Graças a Deus acabou esse tormento de estar veladamente ameaçado. Faz três anos e quatro meses que deixei a SSJ-RS. Preciso continuar a tocar minha vida. Peço ao eminente advogado e amigo Dr. José Paganella Boschi que ofereça a quem quiser algum detalhamento adicional;
4) Estou como sempre a disposição da Justiça com a minha consciência absolutamente em dia;
5)Lamentei que ao direito de anunciar os nomes dos acusados o MP-RS não tenha exercitado o dever de dizer os motivos que encontrou para fazer as acusações, especialmente considerando o reconhecimento de diferenças nas respectivas condutas. Todos sabem que o sigilo alcança informações fiscais, telefônicas, bancárias, telemáticos, jamais fatos ou condutas das pessoas, de modo que a justificativa de manter o sigilo só serviu para estimular o justiçamento público sem defesa.
6)Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei (PL 4784/2009)que acaba com o segredo de justiça para aqueles que possuem função pública. Caso Já tivesse sido aprovado, já seria público o conteúdo da manifestação do MPF, e eu já poderia ter esclarecido os possíveis questionamentos"."

MUITA POMPA E POUCA CIRCUNSTÂNCIA

Os doutos Procuradores da República, ao que parece, estavam atrás de minutos de fama. Propuseram publicamente Ação Civil Pública contra nove pessoas, sem darem nenhuma pista, invocando o malfadado segredo de justiça, que hoje serve mais para sujar o nome das pessoas, do que para proteger.
A pessoa mais prejuducada nisso tudo é a governadora, pois sofrerá uma CPI mais do que sangrenta. Onde isso acabará? Não sei. Mas para ela, a situação piorou ainda mais.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O GRANDE DEBATE


No programa de hoje, tendo como apresentador Luiz Paulo Germano e este editor, como provocador, Franco Pudler e Carlos Alberto Rossi debateram o fechamento dos supermercados no domingo à tarde. O programa teve uma excelente audiência, que se pôde medir pelos torpedos, e-mail e telefonemas a Radio Vale (AM 1520). O programa é semanal e acontece todas as terças às oito horas da manhã.

CRÉDITO IPI


É crescente em todo o país a mobilização empresarial pelo direito ao crédito-prêmio do IPI até 2002. O benefício foi criado para impulsionar às exportações, mas foi extinto na década de 80. Na contrapartida, a Medida Provisória 460 prevê o direito de as empresas utilizarem créditos remanescentes na compensação de seus tributos.
O deputado José Otávio Germano já conversou com o autor da Medida, deputado André Vargas, do Paraná, e firmou apoio a causa. A MP está na Câmara dos Deputados para votação. José Otávio Germano diz que está empenhado para que esta votação seja realizada o mais rápido possível, de preferência ainda nesta semana.De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o saldo remanescente é de R$ 31 bilhões até 2002, data estipulada como final do incentivo.

FIGUEIRÓ

Inconcebível que o PMDB destrate a família Figueiró. Não só pelo seu passado e por tudo o que fez pelo partido, mas pelo presente, também, na postura decente e coerente do Luciano. Um erro muito grande do GG.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

COLUNA JORNAL DO POVO

FRASE DO DIA
Não há a necessidade de o TAC existir. Eu jamais faço TAC e fui chefe do MP. Acho que TAC não se faz nunca. Francisco Luçardo, Secretario da Transparência e Procurador de Justiça aposentado, dizendo que o TAC é uma camisa de força.

POLÊMICA
Você é a favor ou contra a proibição do estacionamento de veículos na Rua Sete de Setembro, aos finais de semana?

AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Sei que este é o tipo de tópico que interessa a poucos. Mas sou obrigado a dizer que não podemos ficar perdendo tempo com discussões menores. É preciso que se retome o projeto de industrialização de nossa cidade. E esta é uma discussão que precisa ser “puxada” pelo executivo. Geração de empregos é o que precisamos. Senão voltaremos a ser uma cidade, em que o que interessa é a vida de meia dúzia e o que eles tem feito para mais aparecer. Em especial com o dinheiro dos outros.

RUA SETE
1) Morei ali vinte anos. Sempre foi barulhenta. Tinha o Independente, o bar do Guga na Major Ouriques e o Verde-Vida, para citar alguns exemplos. Nunca se dormiu ali nos finais de semana. Sem contar, os períodos em que a juventude tomava conta da Bonifácio sábado à noite. Só se tinha sossego, quando a Brigada agia.
2) Concordo com a reclamação dos moradores. O som, hoje, é ensurdecedor. Mas proibir o estacionamento de veículos é uma demasia. Tem que ter é policiamento efetivo. Aliás, parabenizo o GG por não entrar na pilha. Marlon caiu. E proibiu estacionamento, beneficiando ruas onde moravam autoridades públicas. Aliás, espera-se que GG, por decreto, desfaça esta insensatez.

FOI, UFSM!
Perdemos para Santiago. Ou qualquer outra. O que não é para ser, nunca será. Mas não coloquem toda a culpa no GG. Venderam gato por lebre. E ele embarcou, porque como os voluntários, também desconhece profundamente o assunto. Fiz minha parte. Sugeri e sugiro ainda a UNIPAMPA. E até coloquei, gratuitamente, minha equipe a disposição do projeto. Não quiseram. Não sei se por ranço ou ciúme.

O GRANDE DEBATE
Re-estréia amanhã, na rádio Vale (AM 1520), o Grande Debate. Agora apresentado por este colunista e Luiz Paulo Germano. O programa acontecerá todas as terças, com início às oito horas. Sempre se discutindo os grandes temas de nossa cidade com convidados especiais.

FAIXA ESPECIAL
• A dita “Operação Companheirada” não tem nada de irregular. As entidades conveniadas são sérias. Vazou como forma de atacar Neiron. Já tinha escrito aqui que a guerra começou.
• Parabéns ao HCB pela forma profissional de combater a gripe A. Não podemos semear o pânico.
• Confidenciaram-me que vereador amigo do ex-prefeito Marlon, está de malas prontas para outro partido. E com o amém da executiva municipal e estadual.
• Acertada a decisão de GG em prorrogar o início das aulas. Prevenção é tudo.
• Ficou uma dúvida: as aulas estão suspensas ou foi prorrogado o recesso? Como os professores serão obrigados a cumprir expediente, as aulas recuperadas extrapolarão seu contrato de trabalho. Onde está o SIPROM?

ESCREVI E ASSINO EMBAIXO
Embora não transpareça, tenho muita simpatia por GG. E acho que mais do que ninguém, merecia a chance de governar a cidade. Mas isto não me impede de criticá-lo. É um bom homem, honesto e decente. E tenho a certeza que lhe ajudo muito mais buscando apontar os seus erros, do que “puxando o seu saco”. A verdade é que depois das dez perguntas de segunda, muitas delas foram respondidas. E quer queiram ou não, o que vaticinei, aconteceu. Como por exemplo, o atraso na folha. Só que agora, aqueles que lhe elogiavam ou estão em cima do muro, ou já passam a criticá-lo. Mas é assim na política. Ele só tem que aprender que nem sempre o seu inimigo é quem lhe parece. E que política se faz com a cabeça, e não com o coração (sic) e muto menos com o fígado.

sábado, 1 de agosto de 2009

CENSURA AO ESTADÃO


E Fernando Sarney impediu, na justiça, que o estadão divulgue ações da PF que envolvam o seu nome. O Des., prolator da decisão é o bem da esquerda, nesta sugestiva foto, onde aparcem: Desembargador Dácio Vieira; sua mulher Angela; a mulher de Agaciel, Sanzia; José Sarney; Agaciel Maia; e o senador Renan Calheiros no casamento da filha de Agaciel.

CHARGE-AMARILDO

CAÇA AOS TUCANOS

Como bom ex-pefelista, Sarney tem raiva de tucanos e cuida pessoalmente, das representações contra dois senadores do PSDB. São importantes as denúncias do PMDB contra os tucanos Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE), no Conselho de Ética, porque cria a possibilidade concreta até de cassação de mandato dos senadores do PSDB: a bancada governista soma dois terços do colegiado. E tem maioria do plenário. Pelo mesmo motivo, ao contrário, as acusações contra José Sarney, aparentemente mais graves, não devem prosperar.

NA ERA DOS GRAMPOS...

Advogado de figurões como José Dirceu e José Sarney, Antônio Carlos de Almeida Castro disseca os bastidores da CPI dos Bancos, no livro A Era do Escândalo, de Mário Rosa (Geração, SP), onde atuou como advogado do banqueiro Alberto Cacciolla. Neste País de arapongas, ele fez dois clientes tirarem a roupa para conversar no fim da tarde, com água até o pescoço, na Barra da Tijuca, no Rio. Ele explica por que forneceu os calções de banho:
- Para não incorrer no erro de um ex-governador do Paraná que foi andar na praia com um empreiteiro, que levava um gravador escondido no calção.